sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Aprendizagem.


Olá caros leitores,
O blog de hoje vai tratar sobre técnicas de aprendizagem, mais especificamente, o sistema de instrução personalizado e monitorizado ou programado (PSI) proposto por Fred Keller. Serão discutidos os princípios deste sistema e se, de fato, é eficaz ou não. Mesmo antes de ler sobre essa técnica, você acredita que há alguma maneira de fazer com que o processo educacional seja melhor absorvido? Boa leitura!

O texto PSI - The Keller Plan Handbook (Keller, F.S; Sherman, J.G) trata sobre o sistema de instrução personalizado e monitorizado ou programado (PSI), um sistema baseado no Plano de Brasília criado na própria Universidade de Brasília (UnB). O PSI consiste tem por base os reforços e defende que cada aluno deve ter seu próprio ritmo durante o processo de aprendizagem. Basicamente, o sistema conta com a participação, além do professor, de monitores, assistentes e um instrutor. Essa disposição dá maior oportunidade ao aluno para expandir seus estudos, tirar dúvidas e conseguir compreender melhor o conteúdo abordado. Além disso, o curso que tem por base esse sistema conta com várias etapas, incluindo leituras, estudos, palestras, exposições, testes e provas finais, onde cada aluno as conclui no seu tempo, isto é, cada aluno cumpre cada etapa à medida que se sente preparado. Portanto, recebem atenção individualizada. Em cada etapa são avaliados e aconselhados pelos ajudantes sobre o conteúdo e sobre a continuação no curso, ou seja, têm a todo momento apoio deles.  Keller e Sherman descrevem o modelo por meio de algumas características:
“Há uma análise e organização da matéria no inicio; há a especificação de objetivos; há a previsão para a progressão individualizada, enquanto cada etapa básica for dominada, e há feedback para o instrutor, permitindo-lhe melhorar seu programa”. (Keller, F.S; Sherman, J.G, pg.5)

No que diz respeito à teoria do reforço, os autores dizem que os alunos e até mesmo os monitores, instrutores e assistentes respondem a reforços que são provenientes de reações do comportamento. Por exemplo, a punição a um comportamento pode causar um desestímulo aos reforços anteriormente apresentados. Tais reforços podem ser tanto secundários quanto aversivos condicionados. Os primeiros reforçam comportamentos e os segundos são aversivos ao comportamento (punição).
A meu ver, este sistema auxilia, de fato, o sucesso do processo de aprendizagem pelo simples fato de adaptar todo o conteúdo e todas as técnicas de ensino ao tempo próprio do aluno. Além disso, a disponibilidade de vários tipos de ajudantes faz com que o aluno tenha diversas fontes de conhecimento e de suporte, visto que cada um dos monitores, instrutores e assistentes tem uma função específica e, portanto, tem a capacidade de dar a atenção especial que cada um dos alunos necessita. Mais do que isso, é feito um trabalho sincero sem nenhum tipo de concorrência ou inveja, é, como dizem os autores é feito do “fundo do coração”.
 Porém focando-se em termos mais específicos o sistema não aborda somente conceitos técnicos, mas psicológicos, como a questão do estudo do comportamento e de estímulos que são fundamentais em qualquer atividade que o ser humano executa, principalmente na aprendizagem abusa do uso da mente e do cérebro. É necessária a utilização de métodos que se foquem nisso. O problema está quando mestres e professores acreditam que uma explicação rápida na lousa é suficiente e que, a partir disso, é função individual do aluno estudar e fazer a prova final, afinal, sabe-se que muitas vezes este método não funciona e o conteúdo “aprendido” é logo esquecido após a prova. Não é para menos que os autores citam algumas vantagens: “Domínio da aprendizagem, ritmo próprio, ênfase na palavra escrita, alunos monitores e uso de aulas para motivar, ao invés de fornecer informação essencial.” (Keller, F.S; Sherman, J.G)   

                     

Diante do que foi exposto, como você avalia o método de aprendizagem ao qual você foi submetido? Se tiver sido diferente do PSI, você acredita que poderia ter absorvido melhor o conteúdo que era ensinado ou não? Mas, afinal, será que é o método de ensino que interfere no modo que o aluno aprende ou é sua própria capacidade cognitiva, emocional e mental? Reflita sobre isso e deixe seu comentário!
Até a próxima postagem!
Para melhor compreensão sobre o sistema, aconselho a leitura do texto, segue o link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx1bmJwc3l0dXJtYWd8Z3g6NjhmM2MwMTJhNmY0MzViZQ

Data de postagem: 13/12/13

Referência: KellerF.S.; Sherman, J.G. (Orgs.) (1975) PSI - The Keller Plan Handbook. Menlo Park, CA, W. A. Benjamin

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